Nos dias de hoje, com o clima variando bruscamente na janela de poucos dias, ter ar-condicionado no caminhão deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade.
Oferecendo mais conforto para o motorista em suas longas horas na direção, a questão se torna “qual tipo de ar-condicionado utilizar?”, mais do que “devo utilizar um ar-condicionado?”.
Além disso, o ar-condicionado oferece mais segurança para o motorista, evitando que entrem sujeiras ou insetos na cabine durante a viagem, prejudicando a atenção.
Em resumo, sim, vale a pena implementar um ar-condicionado elétrico nos caminhões. Explicaremos para você neste texto o motivo.
Como funciona o ar-condicionado elétrico em caminhões?
O ar-condicionado elétrico para caminhões funciona de forma semelhante ao seu par não elétrico. Captação de ar e seu resfriamento ou aquecimento, tendo o controle disso pelo motorista.
A diferença é que o modelo elétrico usa a força da bateria do caminhão para o funcionamento do ar-condicionado, diferente do modelo padrão que utiliza a força do motor para manter seu funcionamento.
O ar-condicionado elétrico tem opções de instalação de 12V ou 24V, a depender do tipo de bateria disponível para a instalação. Sendo assim, ele é adequado para evitar a sobrecarga do motor.
Vantagens do ar-condicionado elétrico em caminhões
Agora que entendemos a diferença entre o ar-condicionado elétrico para caminhões e seu modelo padrão, vamos falar das vantagens que ele traz.
Podemos começar pela economia do combustível. Os modelos mais comuns de ar-condicionado precisam que o motor esteja ligado em todo momento que o ar esteja funcionando.
Nesse caso, quando o motorista faz a pausa para o almoço e opta por descansar na cabine, ele precisa manter o motor funcionando para ter o conforto no seu tempo de descanso.
Já com o ar-condicionado elétrico, alimentado pela bateria do caminhão, o motor pode permanecer desligado, diminuindo o gasto de combustível e o desgaste do motor.
Em relação ao bem-estar da bateria, não há necessidade de preocupação. O modelo elétrico é projetado para não afetar a vida útil da bateria do caminhão.
Outra vantagem é o tamanho compacto do equipamento e seu baixo ruído, transformando seu uso em uma experiência mais agradável e confortável para o caminhoneiro.
Também precisamos levar em consideração que, por ser elétrico, esse modelo não rouba potência do motor do caminhão enquanto está funcionando.
Um ar-condicionado padrão (não elétrico) pode “roubar” até 10 cavalos de potência do motor enquanto está ligado. O que pode ser um problema com o caminhão carregado.
Desvantagens do ar-condicionado elétrico em caminhões
Em relação às desvantagens, o ar-condicionado elétrico apresenta um ponto contra principal: o investimento inicial.
Diferente do seu modelo mais comum, o ar-condicionado elétrico para caminhões demanda um investimento inicial mais alto, o que pode ser visto como uma desvantagem.
Zattar Refrigeração automotiva para máquinas pesadas
A Zattar Refrigeração Automotiva tem mais de 14 anos de história e experiência na área de refrigeração automotiva para veículos pesados como caminhões, maquinário agrícola, aviões (mono e bimotor) e helicópteros.
Garantimos a qualidade da instalação e do ar-condicionado elétrico para suas máquinas pesadas, fornecendo assim mais economia e bem-estar para quem fizer uso delas.
A Zattar Refrigeração Automotiva fica localizada em Curitiba e está aberta para receber você e tirar todas as suas dúvidas sobre nosso produto.