Na hora de escolher qual ar-condicionado instalar no seu caminhão, há vários fatores a serem levados em consideração.
Talvez o principal deles seja a questão de economia de combustível. Afinal, nós sabemos que um ar-condicionado convencional (não elétrico) aumenta o consumo, seja de gasolina ou dísel.
A realidade é que com o acionamento elétrico do ar-condicionado você tem uma economia de combustível, além de ele não exigir mais do seu motor.
Para sanar suas dúvidas, trouxemos esse material explicando a razão do aumento do consumo e como evitar esse problema.
Quanto aumenta o consumo de combustível com ar-condicionado?
Em média, um ar-condicionado não elétrico, aumenta o consumo de combustível de um veículo num valor que varia entre 5% e 10%. Sendo o segundo componente do automóvel que mais consome combustível depois do motor.
O valor do aumento de consumo é variável, pois depende da potência do motor, seu estado de conservação, velocidade do caminhão e eficiência do sistema como um todo.
Esse aumento é resultado direto do uso do ar-condicionado convencional (não elétrico), devido à forma de funcionamento dele.
O ar-condicionado, ao ser acionado, inicia um processo que começa com a compressão do ar e do gás refrigerante. Esse compressor é alimentado pela força do motor, gerando um aumento de consumo.
Por isso, o ar-condicionado elétrico para caminhões é o mais indicado. Ele não aumenta o consumo de combustível e nem prejudica a vida útil da bateria do seu caminhão. Assim, ele traz conforto e economia.
Quando o ar-condicionado gasta mais?
Existem diversos fatores que podem causar o aumento do gasto de combustível que um ar-condicionado gera. Vamos ver alguns deles:
- Ambiente muito quente: se você deixar seu caminhão estacionado no sol, o compressor terá maior dificuldade em esfriar o ar, aumentando o consumo;
- Motor menos potente: com motores menos potentes o consumo de combustível pelo ar-condicionado tende a ser maior, visto que o compressor usa a potência do motor para funcionar;
- Falta de manutenção: filtros muito sujos, além de trazerem riscos à saúde do condutor, também exigem mais do compressor, fazendo subir o consumo de combustível.
Além disso, a falta de manutenção pode gerar o desgaste prematuro das peças do sistema e gerar prejuízos. Isso vale para ambos os tipos de ar-condicionado, seja elétrico ou não.
Qual a melhor maneira de usar o ar-condicionado para economizar energia?
Para evitar gastos desnecessários e não sobrecarregar o sistema do ar-condicionado, seguem algumas dicas para deixá-lo mais eficiente:
- Fechar as janelas: com as janelas abertas, o ar-condicionado não conseguirá resfriar todo o ar que circula na cabine e exigirá mais dele;
- Estacionar na sombra: isso evita que a cabine atinja temperaturas muito altas, fazendo com que o sistema de ar-condicionado não precise trabalhar tanto para chegar a uma temperatura confortável;
- Limpeza dos filtros: com os filtros limpos o compressor necessita de menos força (energia) para propelir o ar fresco para a cabine;
- Circulação interna: use a opção de circulação interna de ar, assim o sistema usará um ar mais frio do que o ar externo para resfriar a cabine.
Zattar ar-condicionado elétrico para caminhões e motorhomes
A Zattar Refrigeração Automotiva oferece ar-condicionado elétrico para caminhões e motorhomes, com a facilidade de poder ser abastecido pela própria bateria do automóvel, ou por fontes externas.
É uma ótima opção para quem busca conforto em suas viagens sem perder potência ou aumentar o consumo de combustível.
A Zattar tem sua base em Curitiba/PR e está de braços abertos para te receber e fazer a instalação do seu novo sistema de ar-condicionado.